energia solar 2

O planeta vive momentos conturbados quanto à sua preservação, por isso, o uso de energia solar se tornou, nos últimos anos, uma solução essencial para garantir o aumento da sustentabilidade. 

Quando falamos em sustentabilidade nos referimos a atitudes que viabilizem a preservação do meio ambiente, o que, consequentemente, reduz os impactos negativos de algumas atitudes para o planeta, como a poluição ou o uso inconsciente de energia elétrica.

Dessa forma, a energia solar se tornou uma medida essencial à preservação, pois como o próprio nome diz, trata-se de uma energia produzida a partir do sol, uma fonte renovável e inesgotável.

Quer saber mais sobre a importância da energia solar para o planeta?

A energia solar configura-se como uma das principais estratégias sustentáveis para economizar energia elétrica e diminuir parte dos impactos da sociedade ao meio ambiente.

Esse tipo de energia é renovável, sustentável e, sobretudo, limpa, pois a fonte principal é a luz solar, que, sem dúvidas, é uma das mais econômicas do mundo. Ao usar estratégias conscientes, é possível transformar esse recurso em energia para abastecer diversos locais.

Os painéis solares, inicialmente, podem ser instalados em telhados, no chão e em outros locais, mas, antes, precisam ser avaliados por uma equipe especializada. A partir disso, os painéis captam partículas de luz solar e as transformam em eletricidade.

Vale ressaltar que as partículas não são “produzidas” apenas em dias de sol. Pelo contrário, também é possível captá-las em dias nublados ou chuvosos, com um sistema de energia fotovoltaica de alta qualidade. Os painéis de energia solar, na verdade, não funcionam com o calor direto do sol, e sim com a incidência de raios ultravioleta, que são emitidos, inclusive, em dias com o “tempo fechado”.

Além disso, os painéis apresentam um sistema que se conecta à rede pública responsável pela distribuição de energia elétrica. Assim, pode-se enviar a energia fotovoltaica limpa excedente para baterias e transformá-la em créditos que garantem descontos ao consumidor.

A importância da Energia Solar

Se considerarmos o quanto o meio ambiente está degradado, conseguimos entender o motivo pelo qual, cada vez mais, os governos e, inclusive, a população têm investido em práticas sustentáveis.

É claro que ainda faltam medidas mais responsáveis para conseguirmos diminuir o impacto social e ambiental que causamos ao planeta ao longo da vida, mas usufruir de técnicas como a energia solar é uma estratégia eficiente, que nos direciona progressivamente ao caminho certo.

Esse tipo de energia, como dito antes, é considerada limpa, alternativa e renovável. Dessa forma, podemos produzi-la sem provocar impactos negativos ao meio ambiente, a exemplo da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, os quais, infelizmente, muitas indústrias ainda emitem.

Além do impacto positivo da energia solar para o meio ambiente, vale lembrar o quanto essa iniciativa favorece as comunidades de baixa renda ao redor do mundo, pelo fato de muitas não possuírem acesso à energia elétrica, saneamento básico e outros serviços essenciais.

Com esse sistema, garante-se que tais pessoas tenham acesso à energia solar e consigam, ao menos, viver com mais qualidade de vida e acesso a oportunidades eficientes.

As vantagens da Energia Solar

Sem dúvidas, uma das principais vantagens da energia solar é a possibilidade de realizar ações sustentáveis que não apenas refletem na diminuição dos impactos ao meio ambiente, mas, também, favorecem a sua economia. A partir do uso da energia fotovoltaica, é reduzido o consumo da energia elétrica e, consequentemente, não se precisa arcar com o pagamento de contas elevadas.

Além disso, a energia solar também promove vantagens, como:

-A energia solar pode ser instalada em qualquer lugar;
-Tem um custo x benefício mais vantajoso;
-Exige pouca manutenção nos painéis de energia solar;
-Acesso a garantia e assistência técnica por longos períodos;
-É um sistema de energia solar silencioso e eficiente;
-Não ocupa grandes espaços;
-Tem uma vida útil longa.

Fonte: simepeenergia