
Vantagens da energia solar
1. Reduzir a conta de energia elétrica
Com a energia solar é possível reduzir a conta de energia em até 95%.
O sistema fotovoltaico é um sistema de geração de energia elétrica, com isso, é possível reduzir o consumo da energia e o valor da conta de energia, já que não é preciso comprar a energia elétrica da concessionária.
Isso é possível através do sistema de créditos. Mesmo durante a noite, enquanto o sistema está desligado, é possível usufruir da sua própria energia já que a energia produzida em excesso vai diretamente para a rede, retornando em créditos, que podem ser usados na mesma unidade ou distribuídos em até 10 unidades diferentes, desde que pertençam ao mesmo CPF ou CNPJ.
Assim, o sistema fotovoltaico pode cobrir até 100% do consumo. Receba um orçamento agora!
É iportante ressaltar que, em sistemas conectados à rede elétrica, a economia não chega a 100% porque é preciso pagar a taxa mínima de conexão à concessionária local.
A tarifa de eletricidade é reajustada anualmente em todo o Brasil. No estado de São Paulo, a CPFL Paulista faz esse ajuste no mês de abril. Historicamente, observa-se que o aumento da tarifa varia entre 5% e 15% ao ano.
Ao usar energia solar, o consumo da energia fornecida pela concessionária diminui significativamente, já que a maior parte do consumo é simultaneamente atendido pela energia gerada pelo sistema fotovoltaico.
Como resultado, o impacto financeiro dos reajustes tarifários anuais também diminuirá significativamente. Pessoas com sistemas fotovoltaicos não são impactados pelo aumento de preço, tendo em vista que não compram mais a energia da concessionária.
Assim, não verão a conta aumentar na mesma proporção, sobrando mais recursos disponíveis para outros investimentos.
3. Aumentar o valor imobiliário
A energia solar é tão intensa, que se fosse possível aproveitar toda a irradiação solar de um dia, seria possível abastecer o consumo mundial de energia elétrica por um ano inteiro.
10. Modularidade do sistema
A facilidade e simplicidade de instalação significa que pode ser instalado em quase qualquer lugar, aproveitando espaços verticais e horizontais sem uso específico.
Enquanto no Brasil a instalação horizontal é o padrão, alguns países, especialmente no hemisfério norte, a instalação dos painéis solares é na vertical.
Este aspecto, juntamente com a modularidade e flexibilidade do sistema, facilita a instalação de projetos solares de pequena escala com a vantagem adicional de que a instalação pode ser expandida dependendo das necessidades a qualquer momento.
Desvantagens da energia solar
1. Investimento inicial alto
Apesar da energia solar ser uma fonte de energia econômica e limpa, o investimento necessário para adquirir o sistema fotovoltaico ainda é considerado alto. Apesar disso, é um investimento que se paga entre 3 e 7 anos, dependendo do padrão de consumo.
Felizmente, quase todos os bancos oferecem linhas de financiamento específicas para o sistema solar. A NG Solar, por exemplo, colabora com bancos como, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, BV Financeira e Sicredi.
O financiamento ajuda a mitigar o investimento inicial, uma vez que é possível negociar um financiamento em que a parcela do financiamento seja igual à fatura mensal de eletricidade.
Com isso, no final do mês, o valor pago ao financiamento substituirá o valor que seria pago com a fatura de energia. Após quitar o financiamento, não terá mais despesa com banco nem com a conta de luz.
2. Dependência da rede elétrica e das concessionárias
Os painéis solares produzem eletricidade apenas durante o dia. Como não há sol durante a noite, não haverá produção de eletricidade nesse período. Portanto, durante a noite, a energia elétrica utilizada é gerada por outras fontes
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) introduziu o chamado sistema de medição líquida, que permite injetar o excesso de energia produzida na rede e receber créditos da concessionária para compensar o consumo quando o sistema solar está desligado ou com geração baixa.
Embora o consumo durante a noite poder ser compensado por créditos, o sistema conectado na rede (on-grid) não oferece independente da rede elétrica nacional, nem da concessionária de energia. Veja como a energia solar funciona.
Além disso, por medidas de segurança, se a rede ficar sem energia elétrica, o sistema solar on-grid é obrigado a desligar, o que acontece automaticamente. Ou seja, se acabar a energia da rua, você também ficará sem energia, mesmo que tenha sol.
3. Dependência do clima
Embora a energia solar ainda possa ser coletada em dias nublados e chuvosos, a eficiência do sistema solar cai em tais períodos. Os painéis solares dependem da luz solar para coletar efetivamente a energia solar.
Portanto, alguns dias nublados e chuvosos podem ter um efeito perceptível no sistema de energia. Você também deve levar em consideração que a energia solar não pode ser coletada durante a noite.
Felizmente o Brasil possui uma das maiores radiações solares do mundo e pode-se despriorizar essa dependência em comparação com outros países do mundo.
Além disso, o sistema de crédito da rede elétrica permite compensar dias nublados ou chuvosos. Um bom fornecedor de solução de energia solar deve definitivamente considerar o impacto do mau tempo.
4. Alto custo para o armazenamento de energia
Existe uma solução para ter independência da rede de energia elétrica, são sistemas de energia solar isolados (off- grid). Nesse caso, bancos de baterias são usados para armazenar o excesso de energia gerado durante o dia, podendo ser consumidos durante a noite e em momentos de menor geração.
Apesar da viabilidade comercial dos bancos de bateria estar melhorando, essa solução ainda é cara, o que a torna, na maioria dos casos, financeiramente inviável.
5. Encontrar instaladores confiáveis pode ser difícil
Encontrar instaladores de energia solar confiáveis, que oferecem uma solução completa - desde o planejamento do projeto até a instalação e homologação junto à concessionária local - pode levar tempo e ser um processo exaustivo.
Fonte:Vantagens e desvantagens da energia solar (2022) (ngsolar.com.br)